E os brasileiros na F1?

Vejo o alarde da Globo anunciando um campeonato com quatro brasileiros na disputa da temporada 2010 da F1 e penso o quanto se esforçam para atrair o público comum e mal informado.

Dizer que quatro brasileiros estão na disputa é uma bobagem, honesto é afirmar que quatro estão participando, talvez com algumas chances de vitória e, quem sabe, um realmente tenha chance de disputa. Mas com esse tipo de publicidade, a Globo só consegue gerar ainda mais frustração, pois cria uma expectativa mentirosa que acaba por manchar o nome e a reputação dos pilotos.

Massa é da Ferrari, tem um ótimo relacionamento com a equipe que reconhece publicamente ter tirado suas chances do campeonato 2008, com falhas grotescas. Talvez esse sentimento de culpa da Scuderia tenha garantido a permanência do brasileiro, mandando o finlandês campeão embora para trazer Alonso. Mas tudo leva a crer que o bicampeão terá privilégios e que a vida de Massa não será fácil. Terá que provar mais uma vez que merece a confiança do time e para isso conta com a improvável dificuldade do espanhol em se adaptar. Tem chances de vitória e, quem sabe, de brigar pelo campeonato, mas essas chances são pequenas.

Barrichello continua um dos melhores pilotos do grid. É bom, apesar do que os humoristas de plantão costumam repetir. Mas estréia na Williams, equipe tradicional que costuma mostrar competência na criação de um carro, mas sem o apoio de um grande fabricante, terá o mesmo motor Cosworth das equipes estreantes, uma incognita. Pode ser um motor muito bom, mas também pode ser o maior fracasso, com falta de potência e quebras. As chances de vitória são remotas, se conseguir pontuar ou conquistar alguns lugares no podium já poderá ficar bem satisfeito.

Lucas Di Grassi não tem nada de bobo. Mostrou-se um dos melhores da GP2 e talvez tenha conquistado o melhor cockpit entre as equipes estreantes. A Virgin tem grana pra construir uma espaçonave, então é bem possível que consiga fazer um carro que termine uma corrida. Se pontuar durante a temporada, será naquelas corridas atípicas em que muito carro quebra ou bate, como Mônaco em dia de vendaval ou um grande crash na largada de Spa. Torço apenas para que conquiste bons resultados individuais e que mostre competência para conquistar vagas melhores no futuro.

Bruno Senna associou-se a Campos Meta acreditando que o peso do sobrenome levantasse patrocinadores para fazer a equipe andar, mas até agora o plano fracassou. Nenhuma grande empresa, brasileira ou espanhola, resolveu arriscar e é bem possível que não tenha carro para estrear. Caminha para mais uma decepção.
Não sei quem o orienta nas decisões sobre sua carreira, mas está claro que não tem feito as melhores escolhas. Ficou parado em 2009 depois de ter perdido todas as possibilidades de andar na F1 2009, claro que não por sua culpa, apenas não era o momento. Mas abriu mão de correr pela Mercedes na DTM, o que lhe tirou qualquer possibilidade de associar-se à equipe alemã na F1, seja no time oficial, seja nos que correm com seus motores.
Não quis retornar à GP2 e provavelmente precisará de muitos quilômetros de treino para se readaptar às reações de um Fórmula 1.
Se conseguir carro para largar, talvez não tenha equipamento para completar uma volta. E se conseguir passar disso, possivelmente não terá tempo para retomar a precisão da pilotagem. Passeará muito pela grama, com escapadas de pista inexplicáveis.
Nenhuma chance de sucesso imediato.

Assim, resta a pergunta, quem disputará a temporada 2010? A resposta todo mundo já imagina, Schumacher, Alonso, Hamilton, Massa e Vettel. O resto só terá uma participação.

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