Tudo no bolso

android

Qual a melhor invenção do final do século 20? Qual teve maior impacto na sua vida? Para essa resposta há pelo menos duas opções disputando a preferência, Internet e telefone celular.

Criada para atender a constituição da Finlândia que garante a cada cidadão o acesso à comunicação telefônica, mesmo para aqueles moradores dos confins mais gelados, a tecnologia da telefonia celular agradou e se expandiu de forma impressionante em todo o planeta. Hoje, mesmo em pequenas cidades, o celular está no bolso de muita gente.

E a internet? Invenção de nerds de uma universidade americana, transformou a vida de todos. Qualquer habitante tem, de alguma forma, algum registro pessoal na rede. As distâncias acabaram, a realidade ganhou outra dimensão, agora há a vida comum e a vida online.

Então um nerd achou que seria uma boa idéia se o celular tivesse uma outra função, além de ser simplesmente um telefone. A palavra convergência saiu dos limites acadêmicos e ganhou as ruas, quanto mais funções o telefone móvel pudesse ter, melhor. Hoje deixou de ser novidade aparelhos que somam rádio, tocador de MP3, player de vídeo, TV portátil, GPS, câmera fotográfica, filmadora e o quanto a imaginação permitir. Mas a mais importante sem dúvida foi juntar a internet com a mobilidade.

Mas não bastava um telefone com navegador e acesso a contas de email. Era preciso fazer tudo funcionar harmoniosamente junto. Daí a genialidade do Google, criar um sistema operacional aberto que viabilizasse a integração de todas as funções e aplicativos, o Android.

É impressionante, a foto que você acaba de registrar é localizada pelo sistema de GPS e pode ser postada imediatamente para a sua rede social. Ao incluir o telefone do seu amigo na sua agenda, todos os outros detalhes de informação são importados da rede, incluindo a imagem do perfil, de uma forma tão rápida que chega a assustar. O vídeo gravado pelo aparelho vai para o YouTube, expondo para o universo o seu olhar num instante. E mais tantos outros exemplos que surpreendem até quem acreditou na possibilidade dos comunicadores da série Star Trek, quando o melhor telefone era aquele preto e pesado, com um enorme disco de números no meio.

Usar o Android dá a sensação de ter toda a história pessoal nas mãos. Não é preciso muito tempo para você se convencer que sua vida não será mais a mesma e que não consegue entender como chegou até aqui sem ele.

A que ponto isso vai chegar? Imaginar o quanto vai evoluir, chega a me assustar, mas penso que o Android é a razão do Google ter se espalhado em tantos aplicativos e ter nos conquistado em todos eles. Quem experimenta o sistema operacional, mesmo nessa fase em que mal engatinha, passa a ver a Microsoft como um dinossauro a beira da extinção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lu, esqueceu de escrever que não é um simples Android mas um Motorola Milestone! :)

Abraço e boa diversão!

André