Mais uma querida: Remington 33

Remington 33
O encontro com a Remington 33 aconteceu em uma sexta-feira, após levar minha mãe a mais uma consulta médica. Um instinto qualquer me movia até a loja das Casas André Luiz, apesar do calor intenso, das 17 horas, com o horário de verão.
A alta temperatura talvez fosse a responsável pela apatia dos funcionários, que não pareciam dispostos quando cheguei ao estabelecimento e encontrei a maleta de plástico, com uma cor cinza encardida. Aberta, revelou a máquina azul, com um estilo típico dos anos 70.
O carrinho que movimenta a folha de papel estava travado, um sistema de segurança próprio de um modelo portátil, que pode provocar acidentes com o movimento brusco da peça.
O problema é que não sabia como destravá-lo, já que nada havia onde esse acionamento funciona nas minhas conhecidas Remington 25 ou Olivetti Studio 45.
O cuidado do dono anterior já se mostrava no manual e no termo de garantia, guardados no envelope plástico colado na parte interna da maleta. Mas, quando abri a tampa superior e encontrei o pincel original para a limpeza dos tipos, atrelado a uma borracha dura para apagar os erros, entendi que era mesmo um achado. No compartimento, uma pequena alavanca. Acionada, liberou o carro.

Testei, então, todas as teclas que se movimentaram com vigor, retornando imediatamente ao local de origem, sem travamentos, como se estivesse nova. A fita, montada de forma invertida, com a parte vermelha para cima, ainda estava com bastante tinta e não necessitava substituição.
Enquanto testava, um garoto aproximou-se, com uma curiosidade típica de garotos, e perguntou o que era aquilo. Dei minha resposta pronta, afirmando que se tratava de uma máquina de escrever, uma espécie de computador mecânico, que imprime letras automaticamente.
Desconfiado, o menino não parecia entender como aquela engenhoca barulhenta poderia ser uma espécie de notebook, já que não conseguia ver sentido em alguma coisa que funcionasse sem uma tela de LCD e uma tomada.
Animado com o ótimo funcionamento, resolvi ignorar as novas curiosidades infantis, ciumento de algum dedinho descuidado, e fechei a caixa, colocando-a embaixo do braço para procurar alguém capaz de estabelecer uma negociação.
Cheguei ao balcão, encontrei uma mulher, acompanhada de um rapaz que parecia mais ansioso pelo horário de saída. Perguntei, então, sobre o menor valor do equipamento, já que sabia haver um espaço de negociação, abaixo dos R$65,00 marcados na etiqueta.
Detalhe com a alavanca de trava do carro
A funcionária me respondeu que a Remington não estava funcionando, por isso, aceitaria R$50,00. Empolgado, confirmei a compra, mas não resisti e disse que estava enganada.
Diante da surpresa e dos esclarecimentos, emendei que só um cara da minha geração, que aprendeu a datilografar ainda criança, poderia saber do dispositivo de segurança.
Saí em direção ao caixa, para efetivar a compra, e percebi que o jovem abriu a máquina, tentando identificar o enigma da trava. Em vão, claro.
Quando saí, com minha nova relíquia em mãos, o jovem se despediu com um sorriso, reconhecendo minha vitória.
- Valeu, Luciano!

No teste, deixei meu nome no papel.

30 comentários:

Anônimo disse...

oi voce poderia falar onde esta a trava de segurança, eu tenho uma tambem porem se carro esta travado. Fico no aguardo. Obrigado

Luciano Toriello disse...

A alavanca de destravamento fica ao lado do rolo direito. Acrescentei uma foto para você não ter dúvidas. Abraços.

Luciano Toriello disse...

Isso aí, Salmo! Parece que os jovens estão redescobrindo a máquina de escrever. Se tiver interesse, visite meu blog dedicado às máquinas, www.textobatido.blogspot.com.br

Unknown disse...

Tenho uma Olivetti studio 45 e não consigo destravá-la, socorro!
Ja tentei tudo que é coisinha Kkkkk

Luciano Toriello disse...

Olá! Espero que minha mensagem chegue a tempo de evitar umas 'coisinhas' mais radicais, que envolvam marreta e maçarico (rsrs). A chave para destravar a Studio 45 fica à direita da máquina, entre a maçaneta do cilindro e a carenagem, um lugar com espaço suficiente para passar a ponta do dedo indicador. A chave tem movimento vertical.
Volte para contar se deu tudo certo!
Acompanhe o blog www.textobatido.blogspot.com.br, onde estou colocando informações sobre toda a linha Studio da Olivetti.

Carla disse...

Olá, tenho esse modelo de máquina, mas não sei pra que serve esse botão à esquerda que tem o sinal +\-. Você sabe pra que serve? Grata pela atenção!

Unknown disse...

Olá! Tudo bem? Eu tenho uma máquina desta, porém há um linha de nilon que puxa o carrinho da máquina soltou. Sabe como arruma-lo? Já tentei de tudo, mas nada certo. Obrigado.

Luciano Toriello disse...

Carla, me desculpe! Só vi seu comentário agora e espero que já tenha resolvido o problema, em todo o caso esta resposta pode ajudar quem mais passar por aqui.
O botão +/- serve para marcar a posição do tabulador. A posição "+" marca a posição que você quer que o carro pare e, quando apertar "Tab", o carro se movimenta até a posição marcada. A posição "-" cancela a marcação se for apertado na posição marcada. Para desmarcar todas as posições do tabulador, basta manter "-" apertado enquanto movimenta o carro até o final.

Luciano Toriello disse...

Leonardo, se não tiver habilidades mecânicas, aconselho você a buscar um mecanógrafo (mecânico de máquinas). Esses profissionais estão em extinção, mas ainda há alguns sobreviventes.
Em todo o caso, vou tentar explicar de um jeito bem fácil:
- Essa "linha de nylon" é a linha de tração que fica presa na extremidade do carro.
- Como você deve ter percebido, ela deve ficar enrolada em uma espécie de "roda metálica". Essa roda é uma caixa de cordas, que internamente funciona de forma muito parecida com um antigo brinquedo de corda ou um velho relógio de corda, ou seja, é preciso "dar corda" para que a mola interna ganhe pressão.
- Por isso, com o cordão de tração desenrolado, você deve primeiro girar a caixa de cordas para que ela ganhe pressão, mas é preciso ter cuidado para não forçar demais, porque você corre o risco de estourar a mola. Dessa forma, você deve dar umas 6 ou 7 voltas, no máximo, no sentido contrário.
- Com a pressão da caixa de molas, você deve segurar com bastante força a linha de tração, até que ela se enrole novamente, sem deixar escapar, para que a mola não perca a força.
- Daí, é preciso uma certa habilidade para esticar a ponta da linha de tração e encaixar na extremidade do carro. Como você não deve ter uma ferramenta adequada, sugiro que faça isso com uma vareta de bambu, com um talho na ponta, para segurar a ponta da linha.
- É importante ter paciência, porque dificilmente você vai acertar na primeira vez. Eu não sou e nunca fui mecanógrafo, mas aprendi a fazer isso na raça, por isso garanto que é possível.

Unknown disse...

Ola, eu ganhei recentemente uma olivetti lettera 32 e não consigo destrava-la… como faço?

Luciano Toriello disse...

Olá Marina! No lado direito, entre o corpo da máquina e a maçaneta de girar o cilindro, há uma haste metálica que destrava. Movimente suavemente para cima para destravaer e para baixo para travar.

dam652 disse...

Compram apenas maquina de escrever? Tenho uma passadeira industrial fabricada em 5/11/1965 "RELIQUIA" a primeira passadeira da kodama. Meu zap aos interessados é 11954591721

Luciano Toriello disse...

Olá dam652,

Não pude deixar de achar graça no seu comentário. Entendo o quanto vc. quer se livrar da sua passadeira e, te juro, se ela tivesse um teclado e pudesse escrever, eu te ligaria para fecharmos negócio.

Abraço!

Luciano

Anônimo disse...

Luciano, tenho uma Remington 33L e nela nunca encontrei o ponto de exclamação... Estou cega ou ela é assim mesmo? Hahaha
Abraço!

Luciano Toriello disse...

Olá! Sua visão está perfeita!!!
São raras as máquinas que possuem uma tecla com o ponto de exclamação (!).
Fazer o ponto de exclamação é fácil. Basta segurar o 'shift' para maiúsculas, teclar o tracinho na tecla "8", voltar um passo do carro e apertar o ponto ".".
Pronto, sua exclamação está pronta!!!

Abração!

Luciano

Anônimo disse...

Muito obrigada!

Unknown disse...

Olá, boa tarde.
Meu pai comprou uma Olivetti 32 e quando fomos testar não encontramos a tecla "1".
Podem me ajudar? Obrigado!

Unknown disse...

Bom dia, comprei uma Remington 25 novíssima, mas não consigo abaixar a alça de espaçamento de linhas para colocar a tampa, alguem pode me ajudar?

Luciano disse...

Xara, comprei ha 2 dias uma maquina igualzinha a sua, nao por uma pechincha tão grande, mas o preco foi super bom. Sou uma apaixonado por tecnologia, mas estas maquinas me encantam, tenho um Remington grande, super pesada do anos 50 super zero, toda reformada, parece q foi fabricada ontem, sem perder sua ar vintage. Meu sonho de consumo é um Olivetti Valetine, vermelhinha como um morango.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ainda tem fitas ou tinta para a Remington 33,se sim,onde encntrar ? Um abração e prabéns pelo excelente Blog !

tartirugas@hotmail.com disse...

Olá tenho uma Olivetti Linea 98 e o carrinho está travado como faço para destravar?

Unknown disse...

A minha também está travada, porque a cordinha dela está rebentada.

Unknown disse...

Como faço pra destravar a maquina 35

Unknown disse...

Olá eu tenho uma remington 22 e do lado do teclado dela tem um botão de + e - oq eles fazem? E outra pergunta como eu faço para alinhar o papel, pq a medida q eu uso ele vai ficando torto!?

Unknown disse...

Boa noite. Comprei uma remjngton 33 e a encontrei como vc Luciano, com todos os itens originais, mas não acho nem por decreto a trava de segurança do carrinho. Vc pode me ajudar por favor. Obrigada

Alison Felipe disse...

Olá Luciano. Gostaria de saber se você possui o PDF dessa Remington 33L ou apenas 33. O de manutenção ou de uso mesmo. Agradeço desde Já.

Unknown disse...

Olá, luciano.
eu tenho uma máquina de datilografia e algumas teclas ficam meio travadas e uma quase nao da para “clicar”.
o que pode ser?
se puder responder fico muito agradecido

Cavalcante disse...

A monha remingtom 22 tracou o carro, acho que quebrei, se só travei ela, como destravar?

Cavalcante disse...

A minha remington 25 travou o carro, acho que quebrei, mas se não quebrei como posso destravar?

Anônimo disse...

Onde está está foto?