Resultado Bahreiniano

Apostei que a Toyota dominaria no Bahrein, dancei. A equipe japonesa tem ainda muito que aprender na hora de definir uma estratégia de corrida. Largou na frente com carros leves e não mostrou consistência na pista. O resultado, 3º para Trulli e 7º para Glock, é muito melhor do que vinham conseguindo, mas está longe de refletir o que os japoneses investem nesse time.

O que aconteceu com Vettel? Era o pole virtual da corrida, largando em 3º e mais pesado, portanto, favorito à primeira colocação. Caiu para 5º na largada e fez uma corrida normal, talvez o máximo que a Red Bull poderia render, chegou em 2º, agora com um ponto a menos que Barrichello na disputa dos pilotos, mas distante 13 pontos de Button. Com a chegada da fase européia e os novos pacotes aerodinâmicos prometidos pelas grandes equipes, não deve ser nesse ano que será campeão.

Button atropelou Barrichello, depois deu ré e passou por cima de novo. Foi para o treino com maior peso e largou na frente do brasileiro. Alcançou a 3ª posição depois das duas primeiras voltas e conquistou a primeira posição virtual da corrida, contando com as paradas antecipadas da Toyota. Daí foi seguir a estratégia de Ross Brawn e conquistar a terceira vitória em quatro corridas. Efetivou sua posição de primeiro piloto.

Barrichello leva mais uma vez o troféu garganta de ouro, disse que era melhor que Button e que teria condições de dominar o campeonato, mas depois das quatro primeiras corridas já se consagra mais uma vez como segundo no time. Não adianta chorar. Aliás, o que foi aquela reclamação em cima do Piquet? Numa disputa por posição queria que o ainda piloto da Renault abrisse a posição? Quem ele tá pensando que é?

Hamilton mostrou que a McLaren evoluiu muito desde a primeira corrida, chegou em 4º beneficiado pelo erro de estratégia da Brawn com Barrichello. Saiu no lucro.

Raikkonen destruiu qualquer chance de corrida de Felipe Massa, mas foi bem, largando em 10º e chegando em 6º, livrou a Ferrari de uma vergonha histórica, acalmando os ânimos em Maranello.

Alonso chegou em 8º com seu Renault Logan, o máximo que o carro poderia render.

Os outros brasileiros:

Massa, coitado. Arrebentou o bico no sanduíche entre Raikkonen e Barrichello e só teve carro para fazer uma bela disputa de curva com Fisichella, numa Force India. Lamentável o rendimento de sua Ferrari. Pelo menos foi até o final da corrida.

Piquet, depois do erro na volta da Q2 que lhe rendeu a 15ª posição no grid, não tinha muito o que fazer. Ganhou importantes posições na largada e cumpriu a estratégia conservadora de quem larga atrás: tanque cheio e torcer por muitos abandonos. Apareceu na transmissão só quando segurou Barrichello, cumprindo sua obrigação de defender a posição. Não foi bem, mas foi sua melhor participação em 2009, não rodou à toa.

Nenhum comentário: