Resenha: O Caminho da Vitória - Helio Castroneves



Sempre acreditei que experiência não está relacionada à idade, mas à intensidade que se experimenta alguma coisa. Um jovem de 14 anos é muito mais experiente do que eu em cima de um skate. Por isso não me causou estranheza ter em mãos uma espécie de biografia de Hélio Castroneves, escrito quando ainda um garoto de 35 anos.
Na obra “O caminho da vitória”, Helio narra toda a sua trajetória no automobilismo, desde a primeira volta num kart, incentivada por seu pai, um apaixonado por corridas, até suas três vitórias no histórico circuito de Indianápolis, comemoradas no alambrado, um jeito inusitado que lhe rendeu o apelido de “Homem-Aranha”.
Nesse período o piloto conta como sua carreira tornou-se um objetivo de toda a família: o carinho da irmã dedicada, a mãe religiosa e temerosa pela segurança, o pai incentivador e investidor, todos preocupados em deixá-lo focado apenas nas pistas.
O sucesso no kart, as fórmulas, a carreira direcionada para a Fórmula 1, mas que leva embora a empresa e todas as economias familiares. A falta de patrocinadores, a chance na Indy Lights, o início complicado na Indy e o controverso contrato com Emerson Fittipaldi. A oportunidade de correr pela Penske, após o acidente fatal de Greg Moore, o sucesso no programa Dance with Stars e, principalmente, o processo movido pelo governo americano acusando-o de desvio de impostos. Está tudo lá, narrado pelo ponto de vista do brasileiro que conquistou a América.
Helio Castroneves tem sido nos últimos anos o melhor piloto brasileiro com projeção internacional. Não é pouca coisa, considerando que no mesmo período temos na Fórmula 1 um outro brasileiro correndo pela Ferrari. Num dia apareceu algemado nos principais canais de notícia da TV americana e no outro venceu uma corrida, tudo num prazo de 24 horas.
Talvez o livro sirva como um instrumento para ajudar a limpar seu nome de qualquer resquício de desconfiança que possa ainda existir depois de sentença judicial que protocolou sua inocência, mas acredito que todos os fãs de automobilismo irão gostar da obra, rica em detalhes que descortinam um outro aspecto da vida de quem se arrisca por um milésimo de segundo.

Ficha técnica
Título: O Caminho da Vitória
Autor: Helio Castroneves
Assessoramento literário: Marissa Matteo
Edição: Editora Gaia
Lançamento: 2011

Nenhum comentário: