O negócio é bloggar

Pois é, o negócio é bloggar.

Sempre fui um cara apaixonado por tecnologia, antenado com tudo que aparecia de novo. Já faz um tempo que começou essa mania (aliás, tempo é um conceito que tenho tido uma certa dificuldade de engolir, mas prometo que volto a falar disso em outro post), desde moleque curtia muito tudo que parecia ser moderno, bastava ter uns sons eletrônicos ou umas luzes mais brilhantes que já chamava minha atenção.

Imagine o que foi poder entrar pela primeira vez num Fliperama, era assim que a gente chamava uns salõezinhos decadentes com meia dúzia de máquinas de pinball. Fiquei fascinado com tantos ruídos espaciais (hoje sei que é impossível existir "ruídos espaciais") e as batidas alucinantes daquela esfera refletindo tantas luzes.

Com 8 ou 9 anos, minhas experiências de garoto metropolitano (do subúrbio, claro) limitava-se às primeiras letras em uma escola pública e aos repetidos enlatados de uma velha televisão GE que precisava de um grande e barulhento estabilizador para piscar suas cinzentas imagens à válvula.

Assim, meus grandes heróis eram o garoto perdido no espaço, Will Robinson, Zorro (que também era o Sr. Robinson) e o adorável Sargento Garcia, os viajantes do interminável Túnel do Tempo e, claro, Speed Racer, com o inesquecível patrocínio dos drops Dulcora.

Então, com todo esse imaginário de um garoto criado na frente da TV Tupi, foi fácil me apaixonar pelo primeiro videogame que vi na vida, Space Invanders. O que era aquilo? Uma tela de TV com cores simuladas por faixas de celofane podia gerar imagens manipuláveis por um simples mortal com dinheiro suficiente para comprar uma fichinha? Que invenção fascinante!!! Tão fascinante que até hoje me faz ficar de boca aberta com suas evoluções.

Meu primeiro computador foi um CP-200 da Prológica. Graças a um carnê quitado com meu salário de mensageiro no Banco de Crédito Nacional (nada disso existe mais: "Prológica", "mensageiro" ou "BCN", aliás, até "carnê" está virando informação arqueológica em tempos de cartão de crédito). Sabe qual era a graça daquele troço? Nenhuma!! O kit trazia um computador que era um teclado esquisito para ser ligado na TV, cabos e um livro de programação em BASIC. A graça era aprender a programar, seguir os exercícios do livro e entender sozinho como funcionava a lógica da máquina. Perdi noites quebrando a cabeça com aquilo.

Depois meu conhecimento sobre as máquinas foi avançando conforme elas mesmas evoluíam, até chegar aos modernos quad core atuais. Qual a vantagem disso? Nenhuma!! Só dá pra contar história. Qualquer moleque esperto consegue dominar um PC robusto, sem precisar saber como era difícil salvar um arquivo numa fita K-7 usando um gravador da National.

Desculpe, sei que esse papo todo tá cheirando a naftalina, mas tudo isso é só pra explicar o meu nick e dar um pouco de sentido a esse blog que pretende comentar um pouco sobre tudo: tecnologia, videogame, fotografia, fórmula 1 e blá, blá, blá.

Se você reconheceu alguma coisa que falei até agora, seja bem-vindo. Mas se você acha que esse papo todo é estranho e sua lembrança mais remota é da turma do Chaves no SBT, também pode ficar à vontade!!!

Comentem!! Tenho certeza que poderemos trocar ótimas experiências.

Velhão

5 comentários:

Anônimo disse...

hahahaahahahaha
É velhão... devagar, devagar vc vai se rendendo né!!!!???? Logo logo terá Orkut!!!!
A
Li tudo e gostei muito, sabe que não me lembro de muita coisa que vc escreveu, talvez pela minha idade né??? mas já ouvi falar de muita coisa do tipo que vc descreveu...
Vou acessar seu blog sempre, pois com certeza irei aprender muito.
Um abraço e parabéns!
Adriana

Unknown disse...

Velhao, velhao! Adorava quando você instalava os joguinhos na TV à falta de cores para eu jogar naquele TK90X.

Um grande abraço e continue seu blog, logo será top hit.

- André

Anônimo disse...

Oi Lu... Parabéns!
É muito dificil hoje em dia encontrar bons textos que nos fazem ter vontade de continuar lendo e nos faz lembrar de coisas boas da infancia mesmo que não seja as mesmas que você citou...

Bom demais...
Vou frequentar e quem sabe criar um blogger pra mim também!
Bjs
Zenilda

Anônimo disse...

Fala Velhão!
Puxa que bacana você ter um blog, e melhor ainda ser tão caprichado!!
Vou estar aqui todos os dias víu!!
Abraços!

Obs: O que vc tá achando dos tempos da nova Honda? Desastre Ecológico?

Sidinei

Anônimo disse...

Como sempre, adoro ler tudo o que você escreve, me fez lembrar de muitas coisas perdidas na minha memória. Estou muito orgulhosa de você, grande beijo, daqui bem de longe...