Bob Dylan

"Quantas estradas precisará um homem andar, antes que possam chamá-lo de um homem?(...)"
Bob Dylan - Blowin' In The Wind

Acabei de ver o documentário No Direction Home de Martin Scorcese sobre Bob Dylan. Lançado em 2005 o filme mostra o período de 1961 a 1966, quando o astro se destacou pelas músicas folk, ao lado de Joan Baez, com forte engajamento político. Depois, mudando sua vertente e negando rótulos, muda para um tom mais pessoal, destacando desilusões amorosas, viagens oníricas e surrealistas, influenciado pela poesia beat. Dessa nova fase, nasce o hino "Like a Rolling Stone".
O documentário é ótimo, muito bem costurado, com imagens da época e entrevistas atuais. Encontrei numa banca de ofertas das Lojas Americanas a R$12,99. O DVD é duplo e traz muitos extras com gravações antigas na íntegra.

O cara se reinventou muitas vezes mais e continua na onda, vez ou outra emplaca um sucesso. Esteve no Brasil no começo de março, um show para poucos no Rio e em Sampa. Vi uns videos mal gravados pelo público no YouTube, achei estranha a nova versão do clássico "Like a Rolling Stone", cantada numa voz soturna, talvez tenha sido melhor ficar com a versão clássica, mas tudo bem, ele é gênio e tem que ser respeitado.

Não sou um fã doente, mas adoro ouvir "Like a Rolling Stone" cantado por ele mesmo, apesar da versão dos Rolling Stones também ser ótima. Se não conhece, assista, se já conhece, aproveite:


Nenhum comentário: