Chato, chuva na China


Duro sacrificar uma noite de sábado para dormir cedo e poder acordar às 3h50 para assistir a corrida. Ao ligar a TV, carros sob chuva intensa. Largada com Safety Car, estragaram a parte mais emocionante de uma corrida. Com tanta água e spray, as imagens eram toscas, quando a câmera se distanciava, só se via água, mal dava para identificar os carros. Quando a câmera se aproximava, mais água.

Os brasileiros:
Barrichello largou em quarto, atrás dos carros da Red Bull e da Renault de Alonso, os três na estratégia de aparecer bem na classificação, com pouco combustível e queimando o pneu macio que duraria poucas voltas, uma boa estratégia. A chuva não era esperada, pelo menos na largada e beneficiou ainda mais o trio. Para Rubens, restava manter-se bem na pista e esperar os caras entrarem no Box, para correr com pista livre e impor um ritmo mais forte. Mas a chuva mudou tudo. Com problemas de freio, fazia voltas irregulares, liberando Button para ultrapassá-lo. Chegou a andar a quase 20s atrás de seu companheiro. No final melhorou, mas já era tarde. Quando a chuva diminuiu e o trilho se formou em alguns trechos, parecia ser uma boa idéia trocar por pneus intermediários. Rubens foi mais esperto e não trocou os pneus, preferiu continuar com os de chuva forte já desgastados, uma boa opção para aquele momento da pista. Mas o temporal nas 5 últimas voltas tirou sua vantagem e deu sorte em conseguir se manter na posição, na frente da dupla da McLaren. Terceira corrida com problemas de freio, promete mudar o acerto para a próxima. O fato é que pode assumir logo a posição de 2º piloto.

Massa mostrou que é bom de chuva, fazia uma ótima corrida, apesar de ter se classificado tão mal no sábado. Impôs um ritmo forte e fez belas ultrapassagens, mas a Ferrari apagou. Terceira corrida sem pontuar. Claro que a Ferrari é um ótimo time e tem condições para se recuperar, mas dificilmente poderá dar condições de o brasileiro disputar o campeonato. O ano passado foi perdido pelos erros da equipe, esse ano a história se repete, com enredo piorado.

Piquezinho comprova o que todo mundo já desconfiava, não é um bom piloto. Diniz, outro filhinho de papai que resolveu brincar de F1 teve um histórico melhor na categoria. O diretor de TV adorou mostrar as caretas de Briatore a cada *agada cometida pelo pimpolho. O piloto desculpa-se dizendo que não tem o mesmo carro que o piloto espanhol. Concordo, o principal equipamento que o diferencia de Alonso é a peça que segura o volante. Duvido que se mantenha na equipe se não for bem na próxima corrida.

O pódio:
Vettel, primeiro. Webber, segundo. Button, terceiro.

Não há dúvida que o alemãozinho será multi-campeão, fez uma corrida perfeita, partindo de uma ótima estratégia. É do tipo que transforma qualquer equipe em campeã. Sua primeira vitória foi em Monza em 2008, sob chuva, com uma Toro Rosso, ex-Minardi. Hoje deu a primeira vitória à Red Bull, ex-Jaguar, com um carro de difusor simples e sem Kers, mas desenhado por Adrian Newey, mago dos carros. Segunda vitória, de muitos títulos que estão por vir.

Webber, leão de treino, como diz Reginaldo Leme, mas que dificilmente consegue bons resultados nas corridas. Hoje seguiu a mesma estratégia de Vettel e foi um bom segundo lugar, sem brilho, como sempre.

Button, com o carro sensação da Brawn GP corria para se manter na briga pelo campeonato, não podia arriscar. Passou Barrichello com problemas de freio e fez uma corrida conservadora, não errou e levou a terceira colocação, menos do que o carro poderia render, mas dentro da margem de segurança. Pode ser campeão e salvar a honra britânica, manchada pela mentira do Lorde Sir Hamilton. Simpático, mas que não tem cara de campeão, se conseguir o título, será um dos mais chatos do ano.

Semana que vem tem mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Duro é acordar as 4hs, como vc citou.....
Mas a F1 esse ano está muito boa!

Sidinei