Passione - A fantasia invade a realidade virtual

A maioria das pessoas que acompanha a novela Passione pode ainda não ter percebido o quanto a produção global tem se esforçado para interagir ainda mais com o público.

No site dedicado ao programa, sob o portal Globo.com, é possível conferir cenas inéditas em que os personagens viram-se para a câmera e tecem comentários pessoais, sem dúvida uma novidade. Também é possível rever as cenas, assistir flashs do próximo capítulo e, claro, uma especialidade da emissora, participar de enquetes sobre a trama. Até aí, tudo dentro do esperado de uma grande produção global.

O que me surpreendeu foi descobrir que os personagens vão além da tela, com páginas pessoais em redes de relacionamento, como o Twitter. Fred Lobato (@FredLobato), vivido por Gianecchini, tece comentários sobre suas ações na trama (Dia muito bom, saindo da concessionária com tudo acertado. Eu e Agnello, cada um com seu possante zero bala!!) e comenta as mensagens que recebe (@CarolMG51 Pra quê todo esse ódio no coração, Carol?! Entre para o clube de super vantagens das "Fredzetes" que vc vai se dar muito melhor..), como se a narrativa assistida na TV fosse real. No início acreditei que fosse alguma ação paralela criada por algum usuário criativo, até visualizar o link na página oficial da novela. Dando uma olhada nas pessoas que Fred Lobato segue, percebi que sua irmã (sobrinha) na trama também tem um espaço próprio, onde além dos comentários também é possível visualizar suas fotos no Twitpic, como de uma adolescente real, retratando seus momentos teens (Euzinha em momento modelo na pista de corrida do Dan... Pena q ele não tirou a foto, mas valeu Chulepa! http://twitpic.com/22y8xd @FatimaLobato).

Comparando o número de seguidores dos personagens, cerca de 1.500 para cada um, com o enorme Ibope alcançado na TV, não é difícil perceber que a ação da produção na Internet ainda não atingiu uma grande dimensão de popularidade, mas também não a desqualifica. Imagino que tem uma tendência de crescimento, apoiado na expansão da Internet e das redes de relacionamento, podendo redimensionar a narrativa a patamares inéditos.

Mas essa questão me intriga particularmente porque descubro o quanto é curiosa e profunda essa realidade virtual. A pouco costumava enxergá-la apenas como uma outra realidade, um espaço em que pessoas de verdade podiam se expressar, se comunicar, se relacionar, usando claro um pouco de fantasia, mas com parâmetros mais próximos do real. Agora pude perceber que uma outra dimensão, fruto de uma imaginação coletiva, também pode ocupar esse mesmo espaço virtual e interagir com pessoas comuns que vivenciam seus avatares na rede. Talvez um conceito pouco explorado por ainda não ter se revelado totalmente, mas que merece um estudo mais aprofundado.

Nenhum comentário: