Alonso é piloto, cumpre o que promete

Quando o espanhol disse que era um dos fortes candidatos ao título a situação da Ferrari estava bem abaixo das performances apresentadas pela Red Bull e pela McLaren, então muita gente rolou de rir, inclusive eu.

Apesar de uma evidente melhora, a equipe italiana não está com um equipamento imbatível, aliás, ao contrário disso, corre com a necessidade de economizar motores para não perder posições e as pistas são todas desfavoráveis ao desempenho do seu carro.

Mas eles têm o talento de Alonso que está muito empenhado em fazer história. Num golpe de sorte típico dos campeões, foi ajudado por mais um erro de Vettel e conseguiu largar numa improvável pole position de um circuito de rua, o que equivale a pelo menos 50% de chances de ganhar a corrida. Os outros 50% foram conquistados na largada, dificultando ao máximo para o alemãozinho e garantindo a superioridade após a primeira curva. Depois disso foi preciso manter-se a frente e não vacilar nas últimas voltas, quando o Tiãozinho resolveu esboçar algum ataque.

Vettel era tão favorito que um 2º lugar como o de hoje nunca teve tanto sabor de derrota. Perdeu feio e mais uma vez mostrou que se for campeão esse ano será um injusto resultado.

Webber parece não ter o mesmo equipamento que seu companheiro nas últimas corridas, pois não consegue mais brigar pela ponta. Mesmo assim, está fazendo tudo para diminuir o tamanho do prejuízo. Na base da estratégia e da sorte, chegou em 3º e ainda tirou Hamilton do campeonato, sem ter culpa, claro, simplesmente porque estava na pista e foi tocado pelo jovem inglês. Continua líder a 11 pontos do 2º colocado, uma diferença pequena que poderia ser mais confortável se quem estivesse atrás fosse outro piloto. Como seu rival ao título chama-se Alonso, sua vantagem é muito frágil.

Hamilton é um talento nas pistas. Mas as notícias da sua vida pessoal dão a impressão que não está 100% focado, por isso está longe do caneco. Hoje fez outra bobagem, parecida com a que o tirou de Monza, muita gente vai passar a mão na cabeça do garoto, mas no fundo ele sabe que errou feio.

Massa em mais uma performance apagada, prejudicado pela falha do câmbio no sábado, fez uma corrida simples, não encontro outro termo para caracterizar o que o brasileiro apresentou. Trocou os pneus antes de todos e contou com a sorte que chegou na terceira volta. Ultrapassou sem entusiasmo e no final pouco resistiu ao excelente polonês. Claramente está desanimado, parece derrotado diante do rival espanhol e abriu mão do campeonato. Penso que se mudasse de equipe poderia ser muito mais feliz, quem sabe numa Red Bull ou McLaren.

Barrichello corre para uma fraca Williams com um motor igual ao das equipes novatas. Pelo equipamento que tem não poderia ser condenado se estivesse largando mais atrás e chegando em 15º ou 14º, um pontinho em 10º seria suficiente para estourar champanhe. Mais uma vez mostrou o quanto é ótimo piloto, largando em 6º e chegando na mesma posição. Pena que jamais terá outra chance de ser campeão.

Como não há outros brasileiros correndo de Fórmula 1, vou ficando por aqui. Bruno Senna e Lucas di Grassi que me perdoem, mas suas equipes estão numa categoria menor, ocupando o mesmo espaço na pista.

Agora o campeonato entra na reta final, a próxima corrida no Japão, depois Coréia do Sul, Brasil e Emirados Árabes. Como a briga está acirrada, provavelmente o campeão será revelado na última pista do calendário, mas acredito que a corrida de Interlagos será a mais emocionante.

Nenhum comentário: