F1 2010 – Palmas para a Codemasters

f1

Jogo videogames desde a pré-história, como já disse por aqui. Games de corrida me atraem a muito tempo, o mais antigo que consigo me lembrar era um arcade com um volante e um carrinho visto de cima numa tela vertical onde era preciso ir desviando dos obstáculos com movimentos laterais e abrir caminho para uma ambulância com a sirene solta que aparecia de vez em quando.

Jogos de corrida baseados na Fórmula 1 me atraem ainda mais, não esqueço a emoção de ver o “realismo” de Super Mônaco GP quando vi um Mega Drive pela primeira vez, fiquei louco com as faíscas que os carros da frente soltavam, joguei muito e nunca cansei. As gerações foram passando, os games foram ficando cada vez mais realistas, mas longe da perfeição. A série Grand Prix do PC era a melhor tradução das pistas em jogos, com a ajuda de todas as atualizações desenvolvidas pelos entusiastas de todo o mundo. Na geração do PS2, XBox e Gamecube a Sony conquistou a exclusividade da categoria e entregou games muito abaixo do que os fãs do esporte esperavam, mas também o que tinham feito antes dela não tinha sido grande coisa, apesar de ter gostado muito da versão 2001 do XBox desenvolvida pela EA, mas ainda faltava.

Até o último dia 20, o melhor game da categoria desenvolvido para os videogames foi Formula One Championship Edition, ainda sob o monopólio da Sony, baseado na temporada de 2006, a última de Schumacher na Ferrari e de Montoya na McLaren. Quando foi anunciado que a Codemasters seria a responsável para desenvolver o próximo game, comemorei muito. A empresa já havia provado que entendia do assunto com os aclamados games da série Toca e na geração atual com Grid e Dirt.

Desde esse anúncio, fiquei em contagem regressiva, ansioso para ver como ficaria a F1 reproduzida pela Codemasters e hoje consegui experimentar o resultado pela primeira vez, apenas quatro dias após o lançamento oficial. A emoção foi muito parecida com a surpresa de ver Super Mônaco GP a mais de vinte anos, quase incrédulo ao constatar o tamanho de tanta perfeição dos gráficos, sons e principalmente a jogabilidade.

O game reproduz o universo da categoria máxima do automobilismo, como diria Galvão Bueno, com preciosismo de detalhes, mas o melhor mesmo é a sensação da corrida, desde a largada até a bandeirada final, quando o jogador fica instigado a buscar a máxima performance, abusando dos pontos de freada e, claro, errando e rodando na pista. Está tudo lá, a disputa com o companheiro de equipe, a luta por um lugar no pódio, a comunicação com o engenheiro da equipe, as estratégias, a velocidade, os toques, como já disse, tudo.

Para quem mal liga a TV em dias de corrida e prefere qualquer game de tiro em primeira pessoa a um bom game de corridas, o lançamento de F1 2010 pode passar despercebido, mas para quem é fã da categoria desde a época de Fittipaldi, sonhou em ter um autorama, passou a noite acordado para ver Nelson Piquet ser campeão, se emocionou por todas as conquistas de Senna, admira Barrichello e todos os pilotos brasileiros e tudo que envolve a F1 e, principalmente, ama videogames, o título da Codemasters é um sonho realizado e sonhos não tem preço.

Um comentário:

Dennis Henrique Toriello Miranda disse...

Ahahah, eu peguei 1 dia antes do lançamento. só não conto como, pois são metodos que não é desejável a empresa codemaster e a vocês mas já estou a jogar e realmente é fantastico, meu irmão ficou doido quando vi que peguei 1 dia antes do lançamento :D.