Mulher

Não costumo ter uma animação especial com dias comemorativos. Muitas vezes acho demagogia ou apelo comercial festejar, por exemplo, o dia dos namorados. Pra quê eleger um único dia para comemorar com a pessoa amada? O amor é pra ser comemorado todos os dias.
Por favor, não entendam essa postura como uma atitude de quem não gosta de presentear, não carrego cascavel no bolso. Pelo contrário, gosto de mimar pessoas queridas. Só não quero ser óbvio, gosto de surpreender e, para mim, entregar um presente num dia eleito pelos comerciantes é algo estranho, soa a obrigação. Vejo em épocas específicas pessoas afoitas em lojas de produtos baratos e de duvidosa qualidade, comprando “lembrancinhas” só pra marcar presença. Um jogo de máscaras.
No encerramento dessa semana, temos mais uma data eleita, 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
Gosto das mulheres. Amo demasiadamente uma e não canso de repetir meus sentimentos para ela.
Amo também minha mãe. Mãe é mãe.
A mulher que amo é especial, como especial é toda a mulher, mas a mulher que amo é minha, como eu sou dela. Somos um do outro, portanto não enxergo conotações machistas quando digo com todas as letras: a minha mulher.
Diariamente convivo com umas trinta e tantas mulheres. São a grande maioria no meu ambiente de trabalho. Poucos têm esse privilégio.
No começo foi difícil. Começar uma segunda-feira no trabalho e não ter aquele colega pra trocar gozações da rodada no futebol, algo como se faltasse um ritual pra começar bem a semana.
Hoje, sinto que o futebol perdeu boa parte da sua importância.
Aprendi e aprendo muito com elas. São agressivas e dóceis, rigorosas e frágeis, guerreiras e carentes. Tudo ao mesmo tempo. Admiro especialmente essa qualidade multi-tudo. Falam ao telefone, enquanto escutam uma conversa na porta da sala ao lado, chegam a interromper a ligação para dar alguma resposta na conversa, deixando clara sua magnificiência. Minha limitação masculina me obriga a uma única coisa por vez.
No trabalho, a feminilidade jamais diminui a excelência, pelo contrário, aumenta. São melhores profissionais em tudo o que fazem, sem esforço pra isso, faz parte da sua natureza.
Por isso, não consigo aceitar a eleição de um único dia para distingui-las. Devem ser valorizadas diariamente. Escolher um dia é diminuí-las.

Essa simples homenagem segue hoje. Detesto ser óbvio.

2 comentários:

Anônimo disse...

A minha é muito inteligente, e as vezes, agressiva rssssss.

Mas sem querer ser machista mais sendo, vai uma frase da Rita Lee:

"Mulher é um bicho estranho que sangra todo mês."

Sabedoria pura das mais qualidade.


Sidinei

Anônimo disse...

hahahaha!!!!
você realmente é privilegiado...
Convive diariamente com muitas delas e com certeza aprendeu muito nesse anos de convivencia!!!!
Saiba que mulher gosta de "mimos"... não falar que é comércio, demagogia etc... Nunca é demais fazer uns mimos!!!!!
Quanto ao comentario do Sidinei...
quero completar..." Como confiar num ser que sangra todo mês e não morre!!!"
Somos demais mesmo!!!!!
Seu texto está otimo... tá escrevendo muito bem
Parabéns!!!!
Um abraço para vc e para todas as mulheres da sua vida!
Adriana