Chama o Ombudsman!!




Final de semana prolongado de quatro dias, viagem cancelada por causa do frio e da chuva. Fazer o quê, puxar o cobertor e curtir aquela TV paga que só o filho vê, com os mesmos episódios dos mesmos desenhos.


Pelo menos vai sobrar um tempo pra aproveitar alguns canais interessantes que sempre passam batido pela correria do dia-a-dia.


Mas, ao ligar a TV, já com o cobertor esticado nos pés, uma tela preta com uma mensagem no meio em fundo azul anuncia: "SEM SINAL".


Puxo o telefone e depois de longos minutos (bota longo nisso), ouvindo mantras da Telefônica, atende o mestre do gerúndio: "Fulano de tal e tal, boa tarde senhor, qual o seu problema?". O meu problema é que a TV está sem sinal. "Como assim, senhor? Qual a mensagem que aparece na TV?" Será que não fui suficientemente claro? A mensagem que aparece na TV é "SEM SINAL". "Ok, senhor, vamos estar fazendo alguns testes. Por favor aperte os botões blá blá blá. O que está aparecendo na tela senhor?" Aparece a barra de sinal em 0%. "Ok, senhor, vou estar transferindo o senhor para o suporte avançado, continue aguardando na linha por favor." Mais quarenta minutos de mantra da Telefônica, torcendo para a linha não cair. "Boa tarde senhor, meu nome é outro fulano de tal e vou estar continuando o atendimento avançado, senhor." Então, rapaz, minha TV está sem sinal. "Ok, senhor, continue aguardando um pouco senhor". Longo silêncio. "Senhor, está chovendo, senhor?" Sim, meu amigo, chove de forma leve, mas contínua. "Senhor, o senhor deve estar ficando sem sinal por causa do mal tempo, ligue novamente quando acabar a chuva." Mas peraí, não está caindo um vendaval, só uma chuva leve e contínua, não é possível que o sistema de vocês não funcione com uma chuva dessas. "Positivo senhor, como disse, volte a ligar quando a chuva acabar." Mais dois dias de espera.


Sábado de sol, durante o dia a TV funciona bem. Mas, noite estrelada e sem uma única nuvem a TV volta com a mesma mensagem azul com o fundo preto: "SEM SINAL".


Ligo e depois de toda a rotina anterior vem a resposta: "Estarei enviando um técnico para a residência do senhor no domingo." Ok, logo na primeira hora de sol de domingo os técnicos me tiram da cama, dão uma breve olhada na qualidade do sinal, mexem na antena e garantem que o problema está resolvido. Pergunto se poderei ver o meu Verdão ser campeão e o sujeito, que só pode ser corinthiano, responde um sim num tom quase surdo de tão frio.


Futebol, primeiro tempo, tudo certo. Segundo tempo começa e... puff! "SEM SINAL". @#!%*#$!!!! Volto para a TV normal, comemoro o campeonato e, com a garganta rouca, volto para o mantra da Telefonica. O cara, que deve ser outro corinthiano, me instrui a dar uns comandos que fazem desaparecer todos os canais, ou seja, piora a situação. Reclamo e ele me avisa que o suporte avançado irá entrar em contato comigo. Espero, espero, no dia seguinte também. Nada.


Terça-feira, ligo e repito toda a novela, depois de mais de quarenta minutos, um sujeito me garante que um técnico estará em casa à noite para ver o problema. Ninguém aparece.


Ligo, mantra, espera, falo com outro sujeito que me afirma que não há atendimento técnico no período da noite. Perco a paciência, grito que se não têm condições de resolver o meu problema, que desliguem o sinal para que eu procure outra operadora. "Mas senhor, se desligar, precisará pagar mais um montão de reais, previstos em contrato." Como assim? Vocês não consertam o problema e sou eu quem deve pagar pra desligar? Mais um tempão de espera. Outro sujeito me atende, tem voz simpática, não deve ser corinthiano. "Senhor, estou abrindo um novo chamado, o suporte técnico deverá entrar em contato com o senhor para agendar a visita no período da noite". Tudo bem, me acalmo.


No dia seguinte, ninguém entra em contato. Chego em casa e encontro o papel do técnico dizendo que esteve em casa às 8h da manhã. Como assim? Me desespero. Os caras estão de palhaçada comigo!! São todos corinthianos!!!


Peço socorro, comento meu problema com todo mundo, esperando que alguém me dê uma luz para alguma solução. Uma amiga do trabalho, corinthiana por acaso, me dá a dica: "Liga pro ombudsman!!" Que é isso? Palavra mágica? "Mais ou menos, basta mencionar o termo ombudsman que os caras do atendimento vão mudar o tratamento." Ufa, alguma esperança.


Ligo, mantra, espera, atende o mestre do gerúndio e peço o telefone do ombudsman. "Co-como assim senhor? Po-por favor, aguarde só um minuto que estarei encaminhando para o suporte técnico." Meu amigo, estou cansado de esperar pelo atendimento de vocês, só peço que me informe o telefone do ombudsman. "Ok, senhor, fique aguardando mais um pouco que irei pesquisar pois nem eu sei." Tudo bem, já esperei tanto. "Senhor, o senhor pode anotar, senhor?" Pois não, pode falar. "0800-7751212". Esses números deviam vir sempre acompanhados de uma trombeta de anjos.


Ligo no dia seguinte, só no horário comercial. Depois de um mantra mais curto, uma voz melodiosa anota toda a minha reclamação, com todos os números de protocolo.


No sábado o técnico chega em casa, sem avisar. Explico que o problema ocorre só a noite e que naquele momento ele não poderia ver o que estava acontecendo. "Tudo bem, senhor, vou trocar o decodificador." E se mesmo assim não resolver? "Basta o senhor avisar o suporte que volto para trocar a antena." Com o novo decodificador o problema se repete. Ligo e ouço uma voz ansiosa por me satisfazer. "Pode ficar tranqüilo que no domingo de manhã o técnico estará na sua residência". Dito e feito. Trocaram um peça da antena e... Problema resolvido!!


Hoje, a atendente do ombudsman me liga: "Seu problema foi resolvido senhor?" Sim, depois que falei com você o tratamento melhorou 100%. "Ótimo, o senhor ficou satisfeito?" Sim, mas terei que pagar por esse período que fiquei sem sinal? "Não senhor, já providenciei o crédito referente aos dias". Ótimo, muito obrigado.


No final, uma única certeza: O ombudsman da Telefônica deve ser palmeirense!!




Deixem anotado, 0800-7751212, espero que não precisem, mas se forem vítimas de um mal atendimento da Telefônica, lembrem-se dele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei " mantra da TELEFONICA",hehehe
Mas vou te contar uma coisinha, essa simpatia do ombudsman da telefonica, só pode ser porque ele é SÃO PAULINO, não tenha duvida!!!
Seu blog está otimo, é muito bom ler seus textos,acho que precisa partilhar com mais pessoas meu amigo, afinal de contas já está prestando serviço a comunidade.
Um grande abraço para sua linda familia e parabéns pelos textos.
Adriana

Anônimo disse...

Poxa Lu só porque está na primeira divisão e é campeão vai ficar pe-gan-d0 no pé dos curintianus?????

Fala serio heim?
Adorei o texto....

Deixei seu blog na lousa do HTC...

As meninas adoraram seu texto sobre as mulheres...

Bjs
Zenilda