Mais uma do garoto




Ontem, depois de um longo dia de trabalho, desanimado depois do feriadão, corri para buscar meu filho de oito anos na escola, tarefa que faço todos os dias com o maior prazer.

Chego e encaro a cara grave da professora, me chamando para conversar reservadamente. No caminho vejo meu filho com a cara escondida na parede, bradando um "Agora estou ferrado!".

A conversa não é nova: "O menino é muito inteligente, mas simplesmente não quer fazer nada. Ao invés de copiar da lousa, fica brincando com o que tem à mão. Quando chamo sua atenção, responde que fazer cópia é um saco! Estou impedindo que ele participe de outras atividades, como a aula de informática e as brincadeiras do recreio, para que perceba a gravidade da sua atitude".

Seu rendimento escolar é superior à média da classe. Em casa está sempre lendo, atento, curioso quando encontra uma palavra nova. Expressa-se bem. Tem deduções surpreendentes para um garoto da sua idade.

Concordo com ele, fazer cópia da lousa o tempo inteiro é um saco! Qualquer um concorda e sabe que esse estilo de educação é ultrapassado na vida moderna, vai contra o ideal da educação, que deveria estimular no aluno a vontade de descobrir. O professor ideal é aquele que sabe estimular e orientar o aluno na sua jornada pelo conhecimento.

Mas, a realidade é outra e a escola continua com sua tradição retrógrada. Qual o meu papel nessa situação? Ficar do lado da instituição, cobrar para que ele corresponda, afinal a vida é assim mesmo e nem sempre podemos fazer coisas legais e interessantes o tempo inteiro, devemos também encarar as coisas entendiantes.

Reconheço que peguei pesado na bronca. Cheguei a bradar que caso não se importasse em estudar e quisesse se dedicar às brincadeiras, era melhor então acostumar-se ao cheiro da merda, pois era isso que o futuro lhe reservaria. Desliguei videogame e bloqueei canais infantis. Me chateei. Ele chorou.

Hoje, como tinha certeza que faria, foi o aluno exemplar que a professora queria. Copiou tudo da lousa, ficou quieto, cumpriu com todo o roteiro que era esperado. No final da aula, cobrou: "Professora, hoje eu fui bem?". A resposta não poderia ser negativa.

Quando o encontrei no final do dia, sua empolgação transparecia: "Pai, hoje eu mandei muito bem!".

Claro, filho, nunca duvidei disso. Respondi sem tanta animação, pois nunca quis realmente que entrasse na fôrma e perdesse seu senso crítico.

No caminho, solta a pérola:

"Sabe pai, ontem você pegou pesado, foi grosso comigo, mas eu te perdôo, tá?"

Emendou:

"Você pode ser grosso de vez em quando, mas nunca vou deixar de ser seu amigo!"

Ufa! Não perdi a mosca azul.

5 comentários:

Anônimo disse...

hehehehehehe...
Esse Enzo é demais mesmo!!!
Ele tem uma resposta inteligente para tudo!!! e ai quebra suas pernas.
Mas pai e mãe são assim mesmo... não liga não afinal de contas vcs querem o bem e as vezes é necessario pegar pesado...
Mas o Peter Pan vai deixar tudo mais suave e tranquilo...
Um grande abraço para vcs e saiba que ficamos orgulhosos de ter amigos assim como vcs!!!!
Um abraço
Adriana e Silva

Anônimo disse...

Esse garoto hein!
É incrível como ele tem o senso da situação, como ele sabe o que acontece.
Ele é muito esperto.

Sidinei

Anônimo disse...

Pois é quando estava grávida tomei as vitaminas direitinho, conforme recomendação média. Agora não adianta reclamar, o cara é esperto e ponto!!!
Ass.: a mãe do Enzo

Anônimo disse...

Na mensagem anterior, onde lê-se recomendação média, leia-se recomendação médica.

Ass.: a mãe do Enzo

Anônimo disse...

É... Luciano e Sonia...

não tem jeito...
vcs fizeram um otimo trabalho com o Enzo.

Ele é o resultado de uma educação de qualidade e que se chateia com a educação escolar que muitas vezes é CHATA mesmo... mas isso é uma pena porque há poucos Lucianos e Sonias por aí e dessa forma só a educação escolar pode acabar com a vontade de estudar de um garoto inteligente...

Bjs e bom domingo
Zenilda